Apresentação do livro Pirilampos em dezembro

23-11-2013 18:17

Associação de Pais da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso edita livro para crianças

“Pirilampos em dezembro” ou uma história de Natal por um gesto solidário

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, acaba de editar um livro com um conto de natal, que será apresentado no Theatro Club, no dia 30 de novembro, às 16 horas. O texto é do escritor José Abílio Coelho e a ilustração do artista plástico Domingos Silva, apresentando a obra do Prof. António Carlos Coelho, coordenador daquele estabelecimento de ensino.

Para além desta primeira apresentação ao público em geral - de cujas vendas uma percentagem reverterá para enriquecer o cabaz de Natal que o Agrupamento Gonçalo Sampaio costuma entregar às famílias dos seus alunos mais carenciados -, haverá uma distribuição gratuita do livro a todas as crianças que frequentam aquela escola, as quais, em troca, deverão oferecer géneros alimentares que integrarão, também, os cabazes a distribuir nas vésperas de Natal pelo Agrupamento.

A Associação pretende, ainda, oferecer um livro a cada casa comercial do concelho que se disponibilize a dar uma ajuda, seja em bens alimentares, roupa, cobertores, aquecedores e/ou outros bens úteis (ou dinheiro para os comprar), os quais serão integrados nos já referidos cabazes.

O livro, intitulado “Pirilampos em dezembro”, conta a história de um menino que, após ver o pai despedido da fábrica onde trabalhava é, também ele, alvo da solidariedade da comunidade escolar. Ricardo Ramos Filho, escritor brasileiro de literatura infantil, diz sobre este novo trabalho de José Abílio Coelho: “É um conto infantil comovente, um dos mais bem escritos que li ultimamente. Encontrei nele ecos de leituras infantis que fiz quando criança, textos maravilhosos que não existem mais. Muito bom recuperar com tanta maestria esse jeito mais sensível de narrar a história. O todo do livro está belamente composto, as ilustrações casam perfeitamente com o texto, verbal e visual... Tenho certeza de que Pirilampos em dezembro fará sucesso”.

A apresentação do livro será antecedida por um momento musical em que atuarão Ana Sofia Coelho, a frequentar o 8° grau de piano, e Tiago Coelho, que frequenta o 4° grau de violino, ambos alunos da Companhia da Música da Fundação Bonfim. Antes da apresentação será ainda aberta uma exposição do pintor Domingos Silva com as ilustrações que integram este livro, as quais serão vendidas aos presentes interessados.

Os autores

José Abílio Coelho nasceu na Póvoa de Lanhoso, em 1960. Licenciado em história pela Universidade do Minho, onde se encontra em doutoramento, é atualmente bolseiro da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Autor de livros de história e de ficção, de entre os quais se destacam Contos do Outro Mundo, Caminhos de Terra Batida, Outros Natais, O rosto de Margarida e Trapos, tem ainda textos dispersos por coletâneas e revistas literárias e científicas portuguesas e brasileiras. Esta é a sua primeira incursão na literatura para crianças.

nasceu em Travassos, Póvoa de Lanhoso, em 1955. Concluiu a instrução primária na sua freguesia natal e prosseguiu estudos no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga, onde se iniciou no mundo das artes sob orientação do professor Nuno Barreto. Em 1975 frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola Soares dos Reis (Porto), findo o qual viajou pela França e Suíça. Em 1979, de volta a Portugal, iniciou a sua carreira no ensino, exatamente na Escola Soares dos Reis onde estudara anos antes. E, apesar de prosseguir em várias escolas a sua carreira de docente, sempre procurou novos cursos na área da pintura. Pintor e escultor, a sua obra encontra-se representada em coleções públicas e privadas. É ilustrador de vários livros e co-autor de duas bandas desenhadas históricas. Em 2004, Álvaro Queiroz elaborou um documentário em vídeo sobre a obra de Domingos, o qual se encontra arquivado no museu da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Contacto

Qualquer contato com a Associação de Pais pode ser feita através do endereço: associacaodepaisebji_pvl@hotmail.com